sábado, 24 de janeiro de 2009

Pela Cidade...


Cidades são, Rio vos separa, Pontes vos unem. Estas são as minhas duas cidades, separadas pelo Rio Douro. Porto na margem Norte, Gaia na margem Sul. Toda a minha vida foi passada nestas duas cidades. Sempre vivi numa destas duas cidades, de forma que as conheço bem, e elas conhecem-me ainda melhor.

Fim de semestre na faculdade, altura de entregas de trabalhos, este último mês foi algo de terrível, de forma que mal apanhei um dia livre, reservei esse dia para mim, para a minha bicicleta, e para estas duas cidades. O tempo estava agradável, e então fui passear, dormir, e aproveitar para tirar umas fotos no Palácio de Cristal, um dos meus locais preferidos no Porto.

Cheguei ao Palácio relativamente cedo, e então, fui fazer algo que já não fazia há alguns anos... Dormir lá por umas escadas que tem uma vista privilegiada para a Ponte da Arrábida, e por consequência, para o Rio Douro e Oceano Atlântico. O hábito de dormir no Palácio de Cristal surgiu no fim do meu 11º ano, em que fui com uns colegas tirar umas fotografias para um trabalho. Depois de terminado, decidimos ficar por lá um pouco. Estava perto do Verão, e o Sol estava a bater de frente nessas escadas. Adormeci ali ao Sol. Acordei meia hora depois, e apesar de ter dormido em escadas de pedra, estava mesmo relaxado, tanto que foi um hábito que fui adquirindo. Apanhei-lhe o gosto. Foi um ritual que repeti pelo 12º ano, mas que depois perdi. A saudade já era muita, e então decidi ir "tirar um sono" ao Palácio. Foi tão bom como costumava ser, talvez até melhor pela sensação de nostalgia. Só foi pena o Sol não estar de frente, nem ser altura de muito calor.

Esta é a vista que se tem dessas escadas. Gaia do lado esquerdo, Porto do direito, Ponte da Arrábida a unir as duas cidades.

Foi uma tarde muito boa, algum sol, ar fresco, e uma horinha de sono. Melhor é difícil.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vim ka ver komo tem tado a tua inspiraçao e digot ja k este do porto e gaia so m faz sentir mais sdds d kasa. descrevest na perfeiçao as 2 cidades k mais amo. Mal posso espera pelo carnaval. Abraço my frien