segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Termos técnicos

Eu por vezes ouço coisas na televisão que me fazem arrepiar a espinha. Começou quando comecei a ouvir os bombeiros dizerem nos telejornais "ah e tal, o fogo está circunscrito". E eu pensei "ui, mas andam a falar caro..." e depois comecei a pensar até que ponto eles saberiam o que estavam a dizer uma vez que para que algo esteja circunscrito, significa que essa coisa tem que estar rodeada por todos os lados por uma outra coisa. neste caso, os bombeiros tinham que rodear por completo o fogo e cercá-lo. Dessa forma, perguntei-me na altura até que ponto eles terão bombeiros a toda a volta do incêndio, ou se apenas quis falar caro e utilizou um termo incorrectamente porque o fazia soar culto.

Outra das coisas que me dá prazer ouvir falar são pessoas ligadas ao futebol. Jogadores, treinadores, dirigentes... O que quer que seja. Os jogadores são os melhores... A quantidade imensa de termos que usam é directamente proporcional à quantidade de merda que têm na cabeça. Quanto mais burros são, mais merda falam. Há alguns cultos e que sabem falar, mas são casos raros. Neste momento lembro-me do Figo e do Vítor Baía. Tenho ideia de saberem comunicar decentemente. No entanto pegamos no Cristiano Ronaldo e é só rir.

Há uma coisa que no entanto, sempre me irritou levemente, e isso era o conceito de "Beijo Técnico". Todo o actor fala em "beijo técnico"... Que raio é um beijo técnico? Em que é que um beijo técnico é diferente de um beijo que nós comuns mortais damos? Será por nos actores não haver sentimentos associados a tal acto, e portanto é algo unicamente técnico? Se for assim, mesmo na vida real há muita gente a dar beijos técnicos e sem serem actores ou actrizes. Porquê chamarem-lhe "Beijo Técnico"? Isto é algo que me faz eriçar os pelos da nuca e que se agravou quando recentemente ouvi pela primeira vez ouvi o termo "Empate Técnico". Mas que raio é um empate técnico? É que TECNICAMENTE, um empate dá-se quando duas ou mais forças antagónicas obtêm o mesmo resultado de votos ou pontos em alguma prova ou eleição. Desta forma, todo o empate é obrigatoriamente técnico, ou então não é empate. A partir da altura em que existe a diferença de 1 voto ou 1 ponto, é possível determinar um vencedor, e como tal, é impossível ser um empate. Assim sendo, "Empate Técnico" é um pleonasmo. Assim como "subir para cima", "ambos os dois", coisas dessas.


Há certas coisas que não percebo.

1 comentário:

Unknown disse...

tecnicamente, há coisas que não se entendem :P